top of page
  • Foto do escritorMarcelo Bandeira

Cairo... berço da civilização!!!

Atualizado: 16 de mai. de 2018

O Cairo serve como porta de entrada ao Egito. Sabe por quê? Todas as nacionalidades precisam de visto para visitar o Egito. Em uma breve pesquisa sobre as fronteiras da região... você descobre que algumas tem horários restritos e outras não processam o visto de entrada.

Pois então... chegamos pelo Aeroporto (3 pessoas). E apesar de ser o segundo aeroporto mais movimentado da África é fácil achar o transfer do hostel. O trajeto ao centro da cidade dura 1h.

Não se permita ter dúvidas de aonde se hospedar no Cairo... a cidade pode parecer agressiva com trânsito intenso, barulho e a surreal sensação que o caos é gerente da casa. Certamente! Fique perto da Praça Tahrir.

Nos hospedamos no Freedom Hostel. 1 quarto inteiro com 5 camas custou R$ 117,00 a diária.



O Hostel é uma ilha de segurança no agitado centro da cidade. Localizado no último andar de um prédio com mais de 100 anos, certamente esta hospedagem irá te surpreender. O quarto é limpo e o banheiro privativo é funcional. O café da manhã é simples e até estranho, são ovos cozidos, pães, manteiga, geleia e chá.

O hostel não é silencioso. O Cairo não é silencioso, portanto relaxa e curte. "Earplugs" podem ser necessários, pois há uma famosa casa de chás no térreo, bem famosa mesmo... ela bomba de gente se fartando de chá e narguilés até 1am. (não, não há bebidas alcoólicas a venda)

Mas o importante em relação a sua hospedagem é usa-la como intermediaria dos serviços a contratar. Compre o transfer-in e out e o tour das pirâmides direto do local aonde você estiver hospedado. É impossível fazer o passeio das pirâmides sem carro e guia. E se não houver segurança nesta compra tudo pode virar uma tremenda dor de cabeça.

Para ilustrar: Um guia renomado e com ótimas avaliações no facebook propôs o passeio de dia inteiro por U$S 150,00 por pessoa.

U$S 450,00 por um passeio?! (Mais caro que um sobrevoo de helicóptero sobre Manhattan) ...

Mas sabendo das discrepâncias de preços começa o pulo da esfinge... pois usamos o Freedom Hostel para reservar uma minivan e um guia das 8hs às 17hs por meros U$S 10,00 por pessoa. Isto mesmo... um dia inteiro de carro particular e guia por U$S 30.

Sim uma diferença de R$ 1.300 de um serviço para o outro.

Bem-vindo ao Cairo!!!

Hospedado perto da Praça Tahrir você pode caminhando visitar a Cairo Tower, Museu do Cairo e ainda navegar pelo Nilo. Além de estar perto do restaurante Kazaz. Quanto ao Kazaz: Restaurante de fast food é legal? O Kazaz certamente é. Suba ao segundo andar... e escolha um dos 50 tipos de genuína comida egípcia por preços de truck-food.

Para fazer o passeio de barco pelo Nilo vá até a frente do Hotel Four Seasons e escolha um dos barcos que mais te interessar. Mas seja discreto nesta escolha, ou ao contrário você será o escolhido. Com certeza será difícil se desvencilhar de um vendedor de passeios se ele te escolher primeiro. Saliento que este passeio é ótimo para descansar as pernas... e ainda para ajudar na lateral direita do Four Seasons tem um shopping (banheiros e casa de câmbio).



Podemos discutir nos comentários destes posts outras dicas, bem como, a taxa de fotografia do Museu do Cairo. Vá leve e simples e se possível até mesmo sem bolsa ao museu. Lá uma taxa pela máquina fotográfica será cobrada (inclusive seu Iphone) e se a sua bolsa não for carismática o bastante ela não entrará. E com isso ela deverá ficar em um guarda malas suspeito.


Obs.: Você pode ir sem guia para o milenar Mercado Khan Al Khalili (é imperdível uma visita ao mercado). Mas tenha uma boa capacidade de orientação geográfica, pois as beiradas do mercado são repletas de produtos de camelódromo, portanto terás que embalar uma caminhada para o coração do mercado. Garanto que apesar de agitado ou até mesmo tenso você irá ficar surpreso com a dimensão e funcionamento deste mercado de 635 anos. Encontramos uma região de torrefação de café (sim, sim café brasileiro) que gerou uma imensurável interação com os locais, além disto compramos uma concha de bronze que deve ter servido milhares de sopas (estamos tentando limpar ela, antiga mesmo).

Good Luck!

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page