• Marcelo Bandeira

Capadócia - Dicas essenciais


capadocia

Então como sempre vamos direto ao assunto, com as dicas mais procuradas, o melhor sobre os balões da Capadócia, e além desta postagem segue o link do podcast Turismo Falado com dicas dentro de um olhar mais disruptivo.


Bah, a Capadócia parece outro mundo e quase tudo está próximo de Göreme, por isso, antes de você se organizar para este passeio precisamos arrumar alguns desvios de conduta nas dicas de alguns colegas blogueiros.


Primeiro desvio de conduta, é dizer que não fez e não é essencial fazer o passeio de balão, se disse isto é porque não conseguiu fazer o voo, estes passeios são caríssimos, e partem de 150 euros, bem caro mesmo. Prepare-se e faça suas economias funcionarem para incluir este passeio, mesmo que isto destrua o seu bolso, o meu sofreu mas valeu cada euro.

Capadocia
Decolagem do Rose Valley

O segundo desvio e talvez o mais grave é dizer que você pode se hospedar nas 3 principais vilas, são elas Göreme, Uçhisar e Nevsehir. Ok, você pode estar procurando um hotel específico e ele só aparece em Uçhisar ou Nevsehir, mas se você se hospedar nestas duas vilas irá precisar de transporte para tudo e ainda não vai ver abundantemente os balões. Além disto se você ficar nestas duas cidadelas não vai ficar grudado no que importa na Capadócia que são as formações geológicas que remetem a uma aparência extraterrestre.


Não titubeie e fique em Göreme. E se está em dúvida, abaixo eu explico facilmente a minha posição sobre isto. Vamos lá, saiba que a Capadócia é uma região bem grande e tem dois aeroportos, tem até o salar que é negligenciado pelas agências de turismo.

Pigeon Valley
Pigeon Valley

O aeroporto de Nevsehir é o mais próximo de tudo, mas tem poucos voos. O segundo e maior é o aeroporto de Kayseri. Quanto a qual deles usar não importa muito, pois, os valores de transfer são bem similares, use aquele que tiver o melhor voo para você.


Seguindo a parte mais importante da explicação da minha posição sobre ficar em Göreme, saiba que a Capadócia é um dos lugares do planeta onde a civilização como conhecemos começou. A formação geológica da região foi esculpida pela lava vulcânica, pela água, pelo vento e principalmente pelas pessoas. As escavações que resultaram em criações de cidades inteiras, com igrejas, casas e até cidades subterrâneas está quase tudo em Göreme. Quase tudo, porque, o Pigeon Valley está mais perto de Uçhisar, e a maior cidade subterrânea de Derinkuyu está mais perto de Nevsehir, vale se organizar para visitar ela, se está em dúvida veja este rells.

Goreme sunset point
Sunset Point - Göreme

O Rose Valley que é um dos principais pontos de decolagem dos balões fica em frente a Göreme, e aqui fica uma ótima dica de como escolher um bom hotel por lá. O vilarejo está apinhado em um vale, portanto, oferece a sua base na parte de baixo com muitas lojas e restaurantes e a maioria dos hotéis ficam nas duas ladeiras laterais, uma na esquerda e outra na direita, ficar na parte direita é melhor. Eu me ajudo a te explicar isso com esta tosca foto abaixo onde aparece o Sunset Point a esquerda e o Rose Valley.

goreme
Sunset point a esquerda, melhor localização a direita, Rose Valley aonde decolam os balões embaixo.

Escolha se hospedar de frente para o Rose Valley em um hotel com terraço, se ainda ficou em dúvida em entender o que quero dizer, veja este ponto do Sunset Point, fique do lado oposto, na ladeira do outro lado.


Qualquer dúvida me chama no Instagram que te ajudo, ou se quiser ver com os próprios olhos use o Google Earth ou Maps com relevo em 3D, coloque o bonequinho do Maps a caminhar em Göreme.

Rose Valley
Rose Valley às 4h58m

Eu fiquei no Charming Cave Hotel e é sensacional, com uma bela vista nos seus diversos terraços, isso mesmo, ter um terraço é importante e este hotel tem uns 5 muito bons, e a melhor parte é que fomos super bem atendidos e eles organizaram todos nossos passeios com excelência e segurança. Se ficar lá acorde cedo para ver os balões decolando e curta aquele magnifico café da manhã em algum dos terraços, veja este rells ou este rells, e tire suas próprias conclusões. E lembrando que não muda nada para você usar o link do hotel em azul ali em cima, mas para o blog ajuda muito.

Goreme
Vista do terraço do Charming Cave Hotel
Charming Cave Hotel
Charming Cave Hotel - tem diversos tipos de quartos

Charming cave hotel
Quarto caverna - Charming Cave Hotel

Charming Cave Hotel
Quarto Caverna - Charming Cave Hotel

Goreme
Vista do terraço do Charming Cave Hotel

Charming Cave Hotel
Café da manhã em um dos terraços do hotel

Sobre o passeio de quadriciclo chamado de sunset tour, se estiver em dúvida sobre fazer, saiba que é bem interessante e se inicia em Göreme, ao fazê-lo use máscaras, é muita gente e muita poeira, veja este rells para entender o porquê da máscara.

Goreme
Uma das paradas do Sunset Tour


Por falar em passeios você pode ter se deparado com as dicas dos 3 passeios da região, que são o Red, Blue e Green tour. São estes 3 passeios vendidos em quase todas as empresas, cada um deles com atrativos específicos, com pequenas alterações entre uma empresa e outra e preços médios de 40 euros. Portanto caso queira usar uma das agências de turismo para passear terás que escolher um dos 3 que mais se aproxima dos seus interesses.

Love valley
Love Valley

Eu indico veementemente que você inclua o seu hotel como intermediário na compra dos passeios, não use o GetYourGuide ou Viator, digo isto mesmo perdendo a oportunidade de receber comissão se você comprar algo por meio destes links, esta dica é porque além das variações entre os passeios os pontos de saída e os horários são diversos. Se você comprar com seu hotel eles irão organizar o transfer diretamente da porta do hotel, isso vai ser muito bom e não ficar preocupado em ir e voltar do ponto de encontro é um luxo que merece ser desfrutado.


Esta dica acima serve principalmente para o passeio de balão, use o seu hotel como intermediário na compra do passeio, certamente você não vai querer ver o que eu vi, com nossa van pronta as 3h45m na porta do nosso hotel e um grupo que não pertencia ao nosso passeio desesperado em volta da nossa van procurando pelo transporte deles. Isso tudo as 3h da madrugada. Caso seu hotel não tenha este serviço tente reservar pela Royal Ballon, pois, eles têm um hotel em Göreme e fica fácil chegar até o ponto de encontro que é no próprio hotel, se reservar confirme o ponto de encontro.


Os passeios de balão decolam perto das 4h45m ou seja a saída para o passeio será em torno das 3h45m, organize-se para acordar dois dias neste horário, primeiro para passear de balão e no segundo para ver eles decolando, isso se você se hospedou em hotel com terraço, ou terás que ir até um ponto de visualização que pode ser o sunset point, ou até mesmo para o Rose Valley e ficar pertinho deles decolando.


Saiba que eles ficam decolando por horas, com pico das decolagens as 4h45m. Veja estas decolagens neste rells.

Goreme
Fim do passeio do balão - pouso uns 10km de Göreme

DEFINITIVAMENTE reserve o passeio de balão no primeiro dia na Capadócia, pois, os balões só decolam em condições especificas de clima, por isso seu passeio pode ser cancelado e você só vai conseguir fazer o passeio no próximo dia se tiver vagas, isto vai ser complicado caso não tenha um intermediário na compra, pois, estes podem mais facilmente contatar as empresas em ver em qual delas tem uma vaga para te incluir.


A possibilidade de não ter vagas no dia seguinte é bem grande, se o seu intermediário não conseguir nenhuma vaga peça ao menos uma carona para o ponto de decolagem do Rose Valley, por lá procure pelos guias e motoristas e peça para verem sem sobra espaço em algum cesto, se não der certo ao menos terás a oportunidade de ver a bela imagem deles decolando bem de pertinho.


Sobre as condições climáticas para o voo saiba que são elas que decidem como vai ser o voo, por isso, não gaste nos passeios mais longos, aqueles com duração de 1h30m e compre o mais barato. Você pode gastar um pouco mais em um cesto com menos pessoas, mas não com os de maior duração, pois, o balão pode sair para um voo mais longo e o vento fazer com que ele tenha que pousar antes.

Goreme
Nascer do sol em Göreme

Ótima dica de compra quando estiver em Göreme, pesquise as joias feitas com a pedra Zultanita, elas mudam de cor conforme a luz. São bonitas e mais baratas do que em Istambul.

Goreme
Centro de Göreme é muito charmoso

Uma dica de restaurante é o Seten Restaurant veja entre estes destaques do Instagram aquele que mostra o meu prato muito doido feito dentro de um pote de barro, saiba que ele tem filas e não faz reservas, mas tem um terraço lindíssimo onde você pode esperar enquanto degusta um cardápio com itens para quem está esperando.

Seten restaurant
Entradas do restaurante Seten

Para finalizar as dicas da Capadócia, saiba que tem muito mais do que o Love Valley, Rose Valley, Pigeon Valley, Air open Museum, passeio de balão e quadriciclo para fazer por lá e você consegue fazer em 2 ou 3 dias, mas para se estender você vai precisar de no mínimo uns 4 dias na região. Caso opte por contratar um dos 3 passeios das agências de turismo saiba que cada um deles tem a duração de 1 dia, saindo de manhã e voltando final da tarde.


Se tiver tempo você pode ir ver os artesões de porcelana, tapetes e muito mais, mas os preços são impeditivos, como disse nosso guia de turismo “isso é arte, arte não tem limite”, eu respondi “meu bolso tem limites”. Dúvida? Saiba que alguns tapetes passam dos 10.000 dólares.


Diferente de Istambul aonde a cotação da lira está favorável, na Capadócia tudo está cotado em euros, eu não contratei nenhuma agência de turismo, fiz tudo por conta. Aluguei uma moto e aproveitei a região, paguei 35 euros a diária, não indico isso. Sou experiente com motos e alerto que não é fácil pilotar por lá, de carro então é pior ainda, pois, provavelmente o carro não irá até a porta do seu hotel, os acessos são quase todos bloqueados. Então finalizo dizendo “prepare o seu bolso”, esqueça a cotação da lira turca, tudo fica em euros na região. Mais informações em formato de áudio aqui no Podcast.


Querem mais? Conversem com a Cristiane Mutlu, ela é brasileira e mora em Istambul, vejam as dicas dela nos seus canais no Youtube ou Instagram.


Boa viagem.


 

RESERVE PELOS LINKS DO BLOG




#roteiroscompartilhados #goreme #rosevalley #piggeonvalley #kurunkuyu #capadocia #kapadokya #turquia #turkey #uchisar #nevsehir #charmingcave #cave #ballonflight #zultanita #atv #susnsettour #lovevalley #sunsetpoint #travelblog

470 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo