• Marcelo Bandeira

PETRA-TOP 10 CURIOSIDADES.

Atualizado: 18 de Nov de 2018


Petra

1-VER A CIDADE EM APENAS 1 DIA?

Sim, não e talvez. Isto vai depender se você for além da trilha principal.


Pois você irá encontrar uma série de atrações, algumas ao nível do solo e outras no topo das montanhas. Vamos as explicações: em Petra são 34 pontos de interesse porém somente 12 deles fazem parte da trilha principal. Outro exemplo é que o atrativo Monastério Ad-Deir além de ficar no fim da trilha esta em uma montanha, e é acessado através de uma escadaria de 800 degraus. Então se você optar por ver tudo, e ou subir na maioria dos locais, será quase impossível conhecer a cidade em um só acesso. Ao contrário disto é possível ir até os 12 principais pontos em 1 dia, desde que você caminhe em torno de 10 km. Lembrando que existe o ingresso para 2 dias.


Triclinium Little Petra

2-LITTLE PETRA não É PERTo.

Não se esforce para incluir a pequena Petra no seu roteiro.


As duas cidadelas definitivamente não são próximas em nada. A Little está a 5 km da Cidade Perdida e não é um grande atrativo. Por ser um sitio arqueológico secundário, e com apenas 2 pontos de interesse a pequena Petra esta tristemente degradada. Portanto não faça grandes esforços para alterar o seu roteiro.




Petra


3-ACESSAR PETRA É SOMENTE A PÉ?

É a melhor forma mas não é a única.


Para aproveitar Petra definitivamente a pé é a melhor opção. Porém existem carruagens que te levam bem próximo ao prédio do tesouro, e elas são muito utilizadas por idosos. Além disto burricos e camelos são ofertados a todos os visitantes em algumas partes do trajeto. Seja para fazer fotos ou apenas para percorrer alguns trechos. E se você optar por usar um camelo saiba que ele é bem mais alto do que um cavalo. É desconfortável. E em alguns casos ele não estará feliz em te levar nas costas, por isso os relinchos e as tentativas de morder a sua perna.



4-PETRA ABRE A NOITE?

Sim. Nas segundas, quartas e quintas feiras.


Ela abre para oferecer um espetáculo de luzes. Nestas noites ocorrem o Petra By Night das 20:30 as 22:30. A Cidade Perdida (mais especificamente o prédio do tesouro) fica iluminada por velas e lanternas e são executadas algumas músicas. Prepare a sua máquina fotográfica para fotos noturnas e se delicie com o resultado. Porém fica o alerta: se você participar deste espetáculo será uma oportunidade de perceber outras cores de Petra, mas não crie grandes expectativas (é tudo muito simples), a Cidade Rosa é muito mais interessante durante o dia.


Petra

5-USE UMA HATTAH.

Você está no deserto.


Ela é encontrada à venda nas lojas de Petra tanto do lado de fora quanto dentro do sítio arqueológico. O tecido da Hattah protege sua pele. A Cidade Rosa está em uma área elevada (as mais altas da Jordânia) por isto o clima ameno durante o dia. Mas Petra está em pleno deserto então o sol queima a pele bem como aquele dia nublado na praia. O vento frio e as sombras enganam muito bem quem tem a pele sensível. Passe protetor e escolha uma bela Hattah os beduínos usam a branca e preta já a branca e vermelha é uma tradição dos Jordanianos. E como sempre hospitaleiros, é certo que o vendedor te dará uma aula sobre o uso.



Beduin Camp

6-DEFINITIVAMENTE ACAMPE em um beduim camp!

Durma muito bem em uma tenda no deserto.


Está é a melhor experiência da região. Vivenciar como é a vida beduína é um dos grandes atrativos da Jordânia. Dormir confortavelmente em pleno deserto é uma imersão cultural prazerosa, e que te ajuda a entender melhor os significados de Petra.

Despertou interesse em ver como é um Beduin Camp? Siga o canal do youtube e veja este vídeo completo sobre um destes acampamentos. Além disto você pode ler aqui um Hotel Review do Seven Wonders Beduin Camp.


Petra

7-CUIDE BEM DOS SEUS PÉS.

Escolha o calçado ideal.


Você irá caminhar uns 10 km em cima de pedras soltas, areia e pavimentos irregulares. Caso você não esteja preparado, estes diferentes tipos de pisos podem ser uma dolorida surpresa para os seus pés. Para escolher o calçado ideal leve em consideração que em algumas partes do trajeto o chão é de areia fofa, em outras cascalhos e também um pouco de calçamento improvisado. Além disto se optar por desbravar a cidade toda você irá subir e descer muitas ladeiras e escadarias.


8–NEGOCIE.

É tradição beduína negociar mercadorias.


Durante sua estada em Petra lhe será ofertado desde serviços, comida e lembrancinhas. Mas fora o valor do ingresso que é tabelado, todo e qualquer item à venda por ambulantes na Jordânia pode e deve ser negociado. Às vezes os preços reduzem até pela metade. E o povo beduíno adora escambos então se quiser tente negociar a troca de algum pertence por algum souvenir. Isto pode ser divertido.


Petra

9–DESCANSE EM FRENTE Ao prédio do TESOURO.

Este é o principal atrativo da Cidade Rosa.


Existem pequenos quiosques no trajeto da trilha principal e neles você encontra vários tipos de bebidas, snacks e souvenirs. Porém somente dois lugares tem comida quente: os Tent Restaurants Basin e o Nabataean. Então a dica é para não perder tempo almoçando em Petra. O melhor ponto para um chá, um refresco, um lanche é no quiosque em frente ao Tesouro. Além de oferecer mesas e cadeiras algumas opções ajudam a enganar a fome. E claro é a melhor vista da Cidade Perdida.



Map Petra

10-PEGUE O MAPA ILUSTRATIVO.

Acompanhar a trilha principal seguindo o mapa é fácil.

Esta trilha que inclui os 12 principais pontos tem apenas pouco mais de 4 km de extensão. E desde que você tenha o mapa disponível (ele é grátis no centro de informações), efetuar a trilha é um simples, fácil e belo passeio. Este é o caminho mais comum e é o suficiente para conhecer Petra.


Obrigado pela leitura.


Dica extra: Pesquise os preços de guias, ingressos e passeios da GetYourGuide se tiver uma promoção aproveite e reserve com eles. E se as avaliações do produto selecionado forem boas tenha a certeza de um bom serviço.

AJUDE O BLOG-RESERVE NOS LINKS DO SITE




#petra #jordan #desert #camp #tent #littlepetra #deadsea #beduin #wadimusa #wadirum #camping

1,256 visualizações2 comentários
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

O objetivo deste site é oferecer um espaço para a construção de roteiros de viagens colaborativos.

Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários do blog e ajude outras pessoas na busca pelo roteiro perfeito.

Eu posso te ajudar a criar o seu roteiro... vamos conversar.

SITE PARCEIRO DO

logo mochila.png

© 2017 - 2020 by Marcelo Bandeira