Belém é bem murada na fronteira com Israel. E o muro é uma atratividade tensa, mas é ínfimo perto da hospitalidade do povo Palestino.
E entre conflitos políticos, raciais e territoriais o grafiteiro londrino Banksy e um coletivo de artistas criou o hotel com a pior vista do mundo.
Fazendo uma similaridade fonética com o luxuoso Waldorf Astoria o coletivo inaugurou o Walled Off Hotel. Sim, o nome deve ser traduzido como o Hotel Murado.
Usando toda a sua capacidade de alterar o ambiente com suas intervenções, Banksy conseguiu fazer de um casarão de esquina uma obra de arte funcional.
A construção de um hotel inteiro como uma intervenção artística, é a mais real obra de arte contemporânea na qual você pode interagir. Sim, você pode e deve dormir nela.
Ao perceber a riqueza de detalhes, a existência de um museu no térreo, uma decoração que beira o surreal fica difícil compreender que aquele lugar é um hotel.
E mesmo que você não vá se hospedar em Belém (o comum é passar o dia na cidade) o Walled Off Hotel tem bons serviços para te receber.
Com equipes uniformizadas e treinadas, bem como, nos mais luxuosos hotéis europeus o local é uma ilha de criatividade, em meio a tantos conflitos.
Cercado por lojas e totalmente voltado de frente para o muro, o hotel merece ao menos uma visita.
Serviços de bar e restaurante podem ser desfrutados bem em frente ao contestado muro. Um museu dentro do hotel representa diversos atos que permeiam a história daquela região. E uma galeria de arte completa os espaços visitáveis sem reservas.
Definitivamente tente se hospedar no Walled Off Hotel. Eu disse tente, pois eu não consegui uma vaga. O Hotel recebe reservas diretamente no site e nos mais usuais buscadores de hospedagens. E a busca por disponibilidade é intensa, não somente por oferecer quartos coletivos com preços módicos, mas por ser uma obra de arte que te oferece até uma suíte presidencial.
Se você optar por uma visita ao hotel reserve ao menos 2hs do seu roteiro. Uma hora para ficar chocado com a surrealidade do lobby, museu e galeria de arte. E o restante do tempo serve para desfrutar da pior vista do mundo tomando um café, cerveja ou comendo algo bem em frente ao sufocante muro.
E além da atratividade do hotel, algumas lojas do entorno te oferecem oficinas de grafitti que usam o próprio muro. Por alguns dólares você pode deixar a sua mensagem grafitada na pior vista do mundo. E quanto a como chegar no Walled Off Hotel? é facílimo, siga O muro.
Obrigado por sua atenção.
Por favor siga o canal do Youtube e veja dicas de Belém.
Prezado Edson, desculpa a demora em responder. Estava em viagem.
Neste momento estou produzindo textos sobre a Índia. Porém esta em rascunho dicas sobre Belém. Normalmente eu crio vídeos e separo fotos sobre o destino e depois produzo o texto. E Belém já tem o vídeo publicado no canal do Youtube.
Marcelo,
Alguma previsão da postagem sobre a Palestina?
Marcelo, meus sinceros agradecimentos por sua preocupação com o justo e pela correção. E tb minhas desculpas pela forma ríspida que comentei. Abraço
Kais, eu fiz uma alteração completa neste post e transformei ele em um Hotel Review.
Obrigado por sua participação. Vou construir um novo post sobre Belém e logo vou divulgar no site. Meu objetivo sempre será fomentar a atividade turística naquela região.
Eu fiquei surpreso com a hospitalidade dos Palestinos e com os bons serviços disponíveis (o centro de atenção ao turista oferece até livros de graça).
Aquela região é historicamente explorada da mais vil forma. E a intervenção do coletivo do Banksy trouxe muito orgulho para aqueles moradores de Belém. Eles enchem o tom da palavra para falar da exploração de mídia que o Walled Off Hotel construiu. Uma forma diferente da usual mídia de enfrentamento que paira sobre…
Ah, o muro não é um atrativo. É uma desgraça para o povo palestino.