1-Tu voltarás a ser analfabeto.
Bem vindo ao país do alfabeto cirílico. Quando desembarcarem no Домодедово, preparem-se para perder a capacidade de ler. Uma dica para andar de metrô: localize suas estações identificando-as pelo desenho das letras (tipo aquele antigo brinquedo de encaixar formatos).
2-O metrô de Moscou é:
Um dos mais profundos e antigos do mundo. Algumas estações foram construídas para servirem como abrigos em caso de bombardeios. Por sua beleza as estações são chamadas de Palácios do Povo. É um dos mais movimentados do mundo. E por fim divirtam-se usando ele, você certamente irá se perder (levei 2 dias para aprender a usar o mapa).
3-Passe por baixo das ruas.
Em muitas ruas você não encontra faixas de segurança ou lugares para atravessar. Nestas grandes vias você irá passar por baixo delas. São diversos túneis, e que muitas vezes servem de espaço para artistas, como este tocando música em um serrote.
4-O barulho é dos pregos.
Quando você estiver caminhando pacificamente se perguntará: Por que as ruas de trânsito intenso tem um barulho ensurdecedor? A resposta é: os pregos dos pneus. Veja na foto que a maioria dos carros usam isto para ter aderência no inverno russo.
5-Você não pode entrar, mas visite.
A Universidade Estatal de Moscou, será um dos mais imponentes prédios que você verá na vida. Este local não é visitado só pela beleza da arquitetura, mas também pela importância histórica. Para chegar vá até a estação de metro Университет, ou siga caminhando pela beira do rio Moscou. Caso faça esta caminhada, saiba que a universidade está em um morro, ao chegar perto suba as escadarias do metrô (não é possível chegar a pé a partir do rio).
6-Não espere sinalização em inglês.
Jamais faria aqui comentários sobre relações diplomáticas russas, mas a língua inglesa (USA) não é encontrada em quase a totalidade das sinalizações turísticas (talvez a copa do mundo esteja mudando isto). Não acredita? Veja a próxima curiosidade!
7-As camisetas turísticas são estranhas.
Entendeu a curiosidade 6?
Mas fora a esquisitice política, você irá encontrar artesanato e lembranças muito interessantes. Desde aquelas famosíssimas matrioskas até itens pitorescos do exército russo.
8-Cuidado com a Vodka.
Se você já bebeu vodka pura conhece aquela sensação de dor. Aquele líquido que bebemos aqui e parece rasgar nossas entranhas não é vodka russa. Lá ela desce suave, bem como, um copo d'agua. Te garanto que se passar da terceira dose você irá tropicar e cair mais que os jogadores da copa do mundo.
9-Aprenda a dizer isto em russo:
Obrigado – SPAZIBÔ.
Cerveja – PIVÔ.
Eu não te entendi – NIET PAIS MIÔ.
Saúde (brindar) – NAZDROVIA ou YZDRUVIKÔ
Uma dica é usar o google translator caso você queria se aprofundar um pouco mais.
10-Seu hotel pode estar escondido.
É comum quarteirões inteiros serem cercados por grandes prédios, assim escondendo pequenas cidadelas em seu interior. Portanto se o seu hotel está dentro de um lugar destes estude muito bem o mapa. Como podem ver na foto não foi fácil achar meu hostel.
11-Coloque sua latinidade para bailar.
Os russos nos amam, principalmente nossa música. Certamente se você sair para uma balada ela será regada desde Michel Teló até Gustavo Lima. Portanto beba algumas doses de vodka e mostre como se dança.
12-Yuri Gagarin é herói nacional.
O primeiro homem a viajar pelo espaço é idolatrado. Mas não vá ao seu monumento! A melhor dica: visite a região do Museu do Cosmonauta. Lá você irá encontrar o magnifico Centro Panrusso de Exposição (tipo um Epcot Center), com um prédio para cada região russa. Além do imponente monumento da foto acima.
Dica extra:
Seja educado e evite conflitos. Em casos fora do previsto comunique que você é brasileiro, e com certeza terás a oportunidade de perceber como os russos são amáveis e hospitaleiros.
Obrigado pela leitura. Aproveite e siga o canal do youtube.
Comments