top of page
  • Foto do escritorMarcelo Bandeira

A COMIDA NA ÍNDIA-CUIDADO

Atualizado: 18 de nov. de 2018


Comida de rua na Índia
Comida de rua em Varanasi - Índia

Vai para a Índia? Cuidado com a comida de rua.

Se alimentar de forma segura em uma viagem à Índia deve ser uma prioridade. A comida de rua indiana expele um aroma intenso e tentador em todas as esquinas que você passar. Quanto à higiene você poderá perceber que os utensílios são lavados ali mesmo, no cordão da calçada, com panos nada higiênicos, com um balde de água saturada de fungos, bactérias e vírus, os quais seu corpo jamais soube da existência.


 

Mercado de rua na Índia em Nova Deli
Mercado Chandni Chowk

Quando você chegar na Índia, os elementos da culinária indiana e a sua relevância histórica, podem te fazer entender as impressões do navegador ¹Vasco da Gama em 1498. Que ao desembarcar por lá ficou tão fascinado pela comida que trocou ouro por especiarias (gengibre, cravo, canela e pimenta).


Esta troca e interação moldou o mundo como somos hoje. Sim a comida indiana impulsionou as navegações, a criação de empresas e tudo o mais (as Companhias das Índias nasceram em torno dos temperos indianos).


Veja neste vídeo um pouco de um dos maiores mercados de especiarias do mundo.



Uma viagem à Índia é um processo de aculturação completo. Tudo difere do que você já viveu... ouviu... ou até mesmo pesquisou antes de ir. Ao chegar a imersão é imediata em mundo de cores, cheiros, paisagens e muita comida!


Isto mesmo... a comida irá surgir em todos os cantos. Ela é feita nas ruas, e em todos os lugares. Para aonde olhar verás uma panela no fogo, cozinhando as mais saborosas especiarias e algumas bactérias.


Comida de rua na Índia em Nova Deli
Vendedor de comida de rua

A República da Índia tem traços culturais muito distantes dos ocidentais. E esta mesma distância entre os hábitos e padrões de higiene na cozinha deve ser levado a sério. Porém é fácil driblar as armadilhas para o seu estomago com as dicas deste post.


Comendo na Índia
Pão na Índia

A comida sempre foi um ponto alto de uma viagem à Índia, desde a época dos descobrimentos, e atualmente este fascínio ainda existe. A panela indiana vive no fogo intenso, e em toda calçada você vai ver uma ardendo em chamas, criando delicias.


Portanto ao iniciar a sua viagem, a apimentada Índia vai te pegar pelo estomago e você vai gostar disto, desde que tome alguns cuidados.


Tomates e comida vegetariana na Índia
Verduras nas ruas indianas

Saiba que a agricultura é forte influência da culinária, e por isto 40% da população é vegetariana. Você irá encontrar um ponto verde nas embalagens do supermercado, ele é usado para identificar este tipo de produtos. Portanto se você é vegetariano em toda e qualquer calçada você consegue comida. Por exemplo: pepinos são vendidos em toda parte, compre (lave bem) e saia comendo.


Atualmente encontramos lugares bem ocidentalizados, tipo os famosos Starbucks, KFC, Subway e o Mcdonalds (só serve frango). Estes locais podem ser um alivio para estômagos mais sensíveis, porém eles são poucos e os preços bem mais altos que a comida de rua. Em lugares como o Starbucks tomar o café da manhã é seguro. Vale salientar que até mesmo no McDonalds a limpeza não é de alto padrão. Então cabe aos seus sentidos decidir quais restaurantes lhe parecem mais higiênicos.


Hotel em Varanasi
Hotel Brijrama Palace - Varanasi

Porém não se entregue totalmente as redes de restaurantes ocidentais, pois o importante é mergulhar na gastronomia indiana, não menosprezando a comida de rua. Somente evite alguns lugares muito sujos, e na dúvida opte pelos pães ou verduras (lave tudo muito bem). Somente não esqueça que os mercadores de comida de rua são como artistas e fazem lindos e cheirosos pratos, porém o risco de infecção é alto.


Comendo nas ruas da Índia
Comendo com as mãos

Por tudo isto a mais importante dica deste post é: evite comer com as mãos apesar de isto ser impossível. Na Índia é cultural comer com as mãos e a comida é moldada para comer assim, ou seja, você vai usar as mãos. Compre facilmente nas farmácias o álcool gel e mantenha ele sempre por perto. E em casos extremos embeba um pequeno pano em álcool e limpe bem as mãos, e o que for possível.


Pão e manteiga Amul na Índia
Dica de alimentação na Índia

Eu não tive nenhuma infecção, pois passei metade da viagem comendo pão, manteiga e tomate. Isso mesmo, em dúvida, corra aos diversos mercados que vendem pão e manteiga muito saborosos. Porém infelizmente tive uma alimentação um tanto restritiva e fiquei babando de vontade de comer as delícias que são preparadas nas ruas indianas. E ainda paguei um pouco mais caro para buscar restaurantes com uma aparência amigável ao meu estômago. Mas mesmo alguns destes restaurantes mostram já na fachada serem um espaço propício para uma infecção.


Chicken Biryani o mais tradicional prato da Índia
Chicken Biryani

Contudo o que disse eu saliento que o Chicken Biryani e o pão Roti ou Chappati serão memorias inesquecíveis de sua Indian Trip. O Chicken Biryani que leva canela, cardamomo, cebola, alho, açafrão, gengibre, pimentas, tomate, iogurte, hortelã, cravo, batata, cominho, amêndoa, grão de bico, açúcar e arroz pode ser encontrado por até U$S 0,50 nas ruas indianas. E em restaurantes o preço deste prato varia entre U$S 5 e U$S 20.


E você assistiu ao vídeo no início do post? Então não hesite em comprar os temperos que encontrar. Comprei até as panelas indianas no mercado Chandni Chowk.


Temperos na Índia
Temperos e panelas indianas

Uma ultima dica é opte por água com gás, assim você evita comprar uma garrafa de água adulterada.


Comendo nos trens da Índia
Refeição no trem

E saiba que será inevitável escapar de algumas roubadas. Veja nesta foto o jantar servido na primeira classe do trem. Em algum momento da viagem você será questionado se quer comprar uma refeição, e mesmo que já tenha pago a alimentação junto ao custo da passagem terás que pagar de novo. Em alguma das paradas do trem será embarcada a sua comida, acondicionada em embalagens recicladas.


Veja abaixo como estava a camiseta do cozinheiro do hotel. Foram 3 dias vendo a falta de higiene e pedindo pão como refeição única.

Cozinheiro do hotel em Varanasi
Camisa do cozinheiro do hotel

Cozinheiro na Índia
Eu doei uma camisa para ele


Obrigado pela leitura. Por favor se inscreva no site e deixe o seu comentário. E caso queira ver muitos vídeos da Índia inscreva-se no canal do youtube.


¹Vasco da Gama descobriu a Índia em 1498 e para lá se mudou. Desfrutando desta descoberta até sua morte 1524 no sul da Índia. Lá onde até os dias de hoje alguns locais ainda falam português.


 

AJUDE O BLOG-RESERVE NOS LINKS DO SITE



 

4.512 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page